Lesões Vasculares
Aneurismas cerebrais
Os aneurismas cerebrais são dilatações de vasos sanguíneos localizados no cérebro. Essas dilatações geralmente apresentam um enfraquecimento da parede do vaso sanguíneo, o que pode resultar na ruptura dessa parede. O quadro de ruptura do aneurisma costuma ser grave, pois resulta em um sangramento dentro do cérebro.
O risco de ruptura de um aneurisma depende de diversos fatores, como idade do paciente, tamanho e localização da lesão. Os aneurismas que apresentam um alto risco de ruptura devem ser tratados cirurgicamente.
Outros tipos de lesões vasculares
As mal-formações artério-venosas e os cavernomas são outros dois tipos de lesões vasculares cerebrais. Essas doenças são mais raras do que os aneurismas mas também podem apresentar sangramentos. A avaliação da necessidade de cirurgia e o acompanhamento dessas doenças deve ser feito pelo neurocirurgião.
Acidente vascular encefálico
O acidente vascular encefálico (AVE), mais conhecido como derrame cerebral, pode ser causado por uma obstrução ou ruptura de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro. Os principais sintomas são dor de cabeça intensa e paralisia em um dos lados do corpo. O AVE é uma emergência médica, em caso de suspeita procure atendimento imediato. O tratamento normalmente é clínico, mas em situações específicas pode ser necessário tratamento cirúrgico.