Dr. Felipe Carvalho

Neurocirurgia

Rua Bambina, 56/105

(21) 2286-0002

Neurocirurgião especialista em tumores cerebrais, neuroendoscopia e doenças da coluna vertebral, como a hérnia de disco. Saiba mais sobre essas doenças.

Tumores Cerebrais


Os tumores são causados pelo crescimento anormal de um grupo de células. Essas células formam uma massa tumoral que pode ter características benignas ou malignas. Os tumores benignos costumam ter um crescimento lento e são pouco invasivos, enquanto os tumores malignos crescem mais rápido e são mais invasivos.

Os tumores intracranianos são aqueles localizados dentro do crânio, o osso que protege o cérebro. Existem diversos tipos de tumores intracranianos. O mais comum são as metástases, provenientes de tumores presentes em outras localizações. No entanto, há muitos tumores que se originam no próprio cérebro. Entre os exemplos mais comuns de tumores benignos, temos os meningiomas e os adenomas hipofisários. Já os tumores malignos mais comuns são os gliomas.

Esses tumores podem ter sintomas muito variados, como dor de cabeça, problemas de visão, convulsões e mudanças na personalidade. O diagnóstico do tipo de tumor e a decisão com relação ao tratamento devem ser feitos pelo neurocirurgião.

Hoje em dia, existem muitas opções de tratamento para os tumores intracranianos, mas a avaliação deve ser feita caso a caso.


CRM 52.80793-1

Rua Bambina, 56/105

Botafogo, Rio de Janeiro - (21) 2286-0002