Dr. Felipe Carvalho

Neurocirurgia

Rua Bambina, 56/105

(21) 2286-0002

Neurocirurgião especialista em tumores cerebrais, neuroendoscopia e doenças da coluna vertebral, como a hérnia de disco. Saiba mais sobre essas doenças.

Lesões Vasculares


Aneurismas cerebrais

Os aneurismas cerebrais são dilatações de vasos sanguíneos localizados no cérebro. Essas dilatações geralmente apresentam um enfraquecimento da parede do vaso sanguíneo, o que pode resultar na ruptura dessa parede. O quadro de ruptura do aneurisma costuma ser grave, pois resulta em um sangramento dentro do cérebro.

O risco de ruptura de um aneurisma depende de diversos fatores, como idade do paciente, tamanho e localização da lesão. Os aneurismas que apresentam um alto risco de ruptura devem ser tratados cirurgicamente.


Outros tipos de lesões vasculares

As mal-formações artério-venosas e os cavernomas são outros dois tipos de lesões vasculares cerebrais. Essas doenças são mais raras do que os aneurismas mas também podem apresentar sangramentos. A avaliação da necessidade de cirurgia e o acompanhamento dessas doenças deve ser feito pelo neurocirurgião. 


Acidente vascular encefálico

O acidente vascular encefálico (AVE), mais conhecido como derrame cerebral, pode ser causado por uma obstrução ou ruptura de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro. Os principais sintomas são dor de cabeça intensa e paralisia em um dos lados do corpo. O AVE é uma emergência médica, em caso de suspeita procure atendimento imediato. O tratamento normalmente é clínico, mas em situações específicas pode ser necessário tratamento cirúrgico.


CRM 52.80793-1

Rua Bambina, 56/105

Botafogo, Rio de Janeiro - (21) 2286-0002